A pirataria aumenta cada vez mais no Brasil, principalmente quando o assunto é relacionado a programas e softwares de computador. O motivo disso é que esses sistemas estão cada vez mais caros em nosso país, devido aos impostos internos.
Para tentar solucionar o problema, muitas empresas se arriscam comprando programas piratas com vendedores ou até empresas de TI pouco, ou nada, confiáveis.
Mas será que esta economia vale a pena? Já foi comprovado que não! Alguns desses programas, que podem ser encontrados em lojas clandestinas ou em versões de download na internet, podem trazer grandes malefícios para o computador.
Entre os problemas que esses sistemas podem causar, estão: a instalação de vírus e facilitação da invasão de seu computador.
Os códigos sugeridos pelos programas podem trazer vírus que prejudicam as máquinas. A invasão da sua máquina pode propiciar o acesso remoto de hackers a seus dados pessoais e, até mesmo, de senhas de bancos.
Alguns CDs comprados também podem enganar o cliente e ter números que não existem ou nem estar com programas instalados.
Aliás, uma pesquisa do instituto IDC chegou a confirmar essas informações. O estudo diz que 73% dos softwares falsificados possuem vírus e 17% deles tornam facilitada a invasão à máquina. Ainda foi alegado que 25% do material simplesmente não funciona.
Isso são só regras brandas, pirataria é crime e a empresa que utiliza programas falsificados pode ser autuada e multada. Além disso, os programas piratas podem também causar prejuízos financeiros, já que pode haver a perda de diversas funcionalidades do computador e até roubo de dados importantes.
Por isso, nessa hora nem pense em brincar: consulte um especialista e veja como ele pode instalar programas de qualidade sem prejudicá-lo!