Mesmo sendo fortes aliados das organizações, os profissionais de tecnologia podem cometer erros. Listamos 3 deles e como você, gestor, deve agir (antecipadamente) para diminuir e evitar impactos negativos ao seu negócio
Não importa quão profundo sejam os conhecimentos técnicos de seus profissionais de TI, se não houver metodologia e processos adequados, a solução dos problemas será complicada. Trabalhar de forma preventiva e em cima de alguns pontos específicos pode amenizar bastante – e até mesmo evitar – erros que podem paralisar sua empresa. Listamos 3 deles e como você, gestor, deve agir.
– Não fizeram back-up e houve perda de dados e arquivos importantes?
Estabeleça uma rotina de back-up e de restauração de dados. Defina junto a sua equipe quais informações devem ser incluídas, a frequência e em qual dispositivo elas serão armazenadas, se mídia, on-line ou HD externo.
– Informações e dados sigilosos da empresa vazaram?
Especifique quais informações você considera estratégicas ou sigilosas e estabeleça um processo de armazenamento destes dados. Configure sua rede com palavras-chaves, salve arquivos em pastas com restrição de acesso e/ou bloqueie o acesso à pendrives e CDs.
No caso de furto ou roubo de aparelhos, tais como laptops, smartphones e tablets, senhas de acesso é o primeiro bloqueio. Invista em produtos de segurança que permitam apagar remotamente conteúdos sigilosos e estratégicos, bloquear e até localizar os aparelhos.
– Infecção por vírus? Invasão por hackers?
Adote um sistema de segurança corporativa. Estas são atualizadas constantemente, facilitam o gerenciamento de segurança da informação, possibilitando uma ação rápida e remota em caso de infecção, principalmente em operações mais complexas. Mas cuidado: nada de utilizar softwares piratas, pois corre-se um grande risco de perder dados e informações importantes.
Sempre adquira licenças dos programas indispensáveis para seu negócio, que não tenham versões gratuitas, e renove as licenças. A primeira vista pode parecer custoso, mas a médio e longo prazo, as funcionalidades ganharão mais velocidade, além de ganharem reforço na segurança contra falhas, ataques e perda de informações.