Sua equipe de TI falhou? Previna-se

Mesmo sendo fortes aliados das organizações, os profissionais de tecnologia podem cometer erros. Listamos 3 deles e como você, gestor, deve agir (antecipadamente) para diminuir e evitar impactos negativos ao seu negócio

Não importa quão profundo sejam os conhecimentos técnicos de seus profissionais de TI, se não houver metodologia e processos adequados, a solução dos problemas será complicada. Trabalhar de forma preventiva e em cima de alguns pontos específicos pode amenizar bastante – e até mesmo evitar – erros que podem paralisar sua empresa. Listamos 3 deles e como você, gestor, deve agir.

– Não fizeram back-up e houve perda de dados e arquivos importantes?

Estabeleça uma rotina de back-up e de restauração de dados. Defina junto a sua equipe quais informações devem ser incluídas, a frequência e em qual dispositivo elas serão armazenadas, se mídia, on-line ou HD externo. 

– Informações e dados sigilosos da empresa vazaram?

Especifique quais informações você considera estratégicas ou sigilosas e estabeleça um processo de armazenamento destes dados. Configure sua rede com palavras-chaves, salve arquivos em pastas com restrição de acesso e/ou bloqueie o acesso à pendrives e CDs.

No caso de furto ou roubo de aparelhos, tais como laptops, smartphones e tablets, senhas de acesso é o primeiro bloqueio. Invista em produtos de segurança que permitam apagar remotamente conteúdos sigilosos e estratégicos, bloquear e até localizar os aparelhos.

– Infecção por vírus? Invasão por hackers?

Adote um sistema de segurança corporativa. Estas são atualizadas constantemente, facilitam o gerenciamento de segurança da informação, possibilitando uma ação rápida e remota em caso de infecção, principalmente em operações mais complexas. Mas cuidado: nada de utilizar softwares piratas, pois corre-se um grande risco de perder dados e informações importantes.

Sempre adquira licenças dos programas indispensáveis para seu negócio, que não tenham versões gratuitas, e renove as licenças. A primeira vista pode parecer custoso, mas a médio e longo prazo, as funcionalidades ganharão mais velocidade, além de ganharem reforço na segurança contra falhas, ataques e perda de informações.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »