You are currently viewing 7 soft skills que você precisa ter no TI

7 soft skills que você precisa ter no TI

Com várias inovações tecnológicas acontecendo o tempo todo em um ritmo altamente acelerado, é preciso ter em mente que as soft skills são mais importantes do que nunca! Lidar com pessoas já é uma tarefa difícil. Explicar para elas como as modernizações funcionam e são importantes é mais ainda!

Por isso, preparamos um pequeno artigo sobre as principais soft skills que todo profissional de TI precisa saber, como forma de capacita-lo para obter habilidades sociais necessárias para o sucesso. Você pode conferir uma lista 7 skills importantes para usar logo abaixo! Não deixe de ler até o final!

O que é uma Soft Skill?

Soft Skill é a habilidade que exigirá o contato social como foco principal do profissional. São habilidades que não são consideradas técnicas, como as hard skills, que dependem de um nível técnico de aprendizado para serem de adquiridas. Resumindo, soft skills são pontos positivos que envolve sua personalidade e comunicação.

Mas quais soft skills são necessárias para um profissional de TI? Vejamos!

  1. Criatividade

Os melhores trabalhadores serão aqueles que conseguem ter a capacidade de serem criativos para criar novos produtos ou infoprodutos para manter suas vendas no mercado! Além disso, as formas de trabalhar e soluções tecnológicas também são fatores que devem ser inovados para manter-se consolidado e com um lucro bom!

Até agora, robôs não conseguem competir com seres humanos quando o assunto é criatividade, já que apenas um humano consegue ser criativo o suficiente para agradar outro. Então, não adianta programar um algoritmo para essa função. As soluções que ele irá apresentar, certamente, não servirão de nada. Quem tem que ter essa habilidade é você!

  • Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma das maiores qualidades que todo profissional de TI pode ter. De modo simples, a educação e empatia são características que são básicas, porém fundamentais para todo o processo. Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer para ter sucesso no seu serviço!

Para desenvolver, é preciso ter uma boa postura e um ótimo comportamento perante às situações que podem vir. Uma máquina jamais conseguirá substituir um ser humano nesse nível de conexão de sentimentos que podem influenciar tudo em um trabalho! Por isso, é bom investir nessa habilidade!

  • Pensamento Analítico

Um profissional pode ter um tipo de pensamento crítico que leve a potencialização da sua criatividade. Afinal, não tem como ser criativo se você não tem a capacidade de avaliar os pontos negativos e positivos de um determinando objeto ou contexto. Dessa maneira, uma análise rígida deve ser feita!

Um detalhe importante é sempre deixar as emoções de lado para analisar um problema. Afinal, envolver sentimentos atrapalha o senso crítico do avaliador. Segundo a Forbes, as pessoas que tiverem um pensamento analítico otimizado, serão responsáveis por dividir o trabalho entre homem e máquina.

  • Tomada de decisão

A tomada de decisão é uma soft skill cada vez mais difícil. Embora muitas pessoas pensem que seja fácil decidir entre A ou B, talvez pode ser uma decisão que mude completamente a trajetória da sua carreia, do seu trabalho, do seu perfil. Imagine se maquinas ficassem responsáveis por isso?

Elas não seriam capazes de levar em consideração as consequências pessoais que cada decisão poderia causar. Muito menos as decisões corporativas, na visão de um profissional. Ela apenas usaria o banco de dados que possui para processar uma decisão compatível com as informações que obtém. Assim, tome decisões!

  • Liderança

O profissional de TI precisa ter a soft skill de liderança para atuar no mercado de trabalho hoje e no futuro. É essencial que ele note qual o momento certo de usar sua habilidade de liderar pessoas para o melhor progresso da empresa. A identificação do problema e decisão de soluções a serem tomadas precisam dessa skill!

Mesmo que a tendência seja de que os quadros organizacionais mudem ao longo do tempo, as pessoas que irão continuar com o papel de líder nas equipes para projetos ou outros funcionários. Existem pessoas que já nascem com o dom de liderança, gostam de pegar coisas para assumir. Entretanto, isso também pode ser aprendido!

  • Boa comunicação

Para ter um ambiente trabalho calmo e cheio de progressos, também é preciso ter uma boa comunicação com seus parceiros de trabalho. Sem contar que, durante os serviços, principalmente de suporte, uma comunicação diferencia é a chave do sucesso com os seus clientes!

Imagine um Chatbot. Nenhum dos atendentes virtuais será tão bem preparado como você. Podemos começar pela vantagem de você não ter respostas automáticas e padronizadas, o que pode estressar alguns dos clientes. Essa é uma soft skill que nenhum tipo de sistema automatizado jamais possuirá tão bem quanto um humano!

  • Adaptação

Por último, mas não menos importante, a adaptação contará como habilidade exclusiva para você ser um profissional de TI que não se importa com mudanças! Às vezes, nós somos muito limitados por natureza de sempre querer estar na zona de conforto e nunca se abrir para o novo!

Porém, o profissional de TI que possui essa soft skill, certamente, sairá em vantagem em relação aos outros. Isso porque é uma competência mais que fundamental para as mudanças da Quarta Revolução Industrial. Mudanças nunca foram um fardo, mas sim uma oportunidade de crescer e inovar! É o momento certo de renovar-se e pensar em algo criativo e inovador para se destacar!

Por fim, está terminando nosso artigo sobre as principais soft skills que um profissional de TI precisa ter no seu dia a dia. Sabemos que o mercado está cada vez mais rígido e que apenas o ensino técnico já não é mais suficiente para se destacar. Dessa forma, queremos que saiba a importância de ter qualidades que nenhum algoritmo possa conseguir obter.

Sendo assim, leve essas 7 soft skills como um aprendizado importante e urgente! Afinal, você precisa ser o melhor!

Para mais informações sobre o mundo do TI, acesse os outros artigos disponíveis em nosso blog e descubra como se capacitar ainda mais!

Você Sabia?

A HelpDigital conta com um time de especialistas em TI em todo o Brasil. Atendemos empresas de todo e qualquer porte com soluções inovadoras de informática, redes, segurança digital, cloud computing e muito mais.

Nossas Franquias em TI fornecem serviços em TI profissionais para empresas. E contamos com as ferramentas para MSP’s (Manager Services Provider – provedores de serviços gerenciados) mais modernas do mundo.