As 4 características do profissional de TI de sucesso

O mercado para o profissional de TI está exigindo cada vez mais dos trabalhadores dessa área, o que te leva a sempre querer melhorar constantemente para se destacar no meio de todos! Sabemos que os serviços da tecnologia da informação são diversos, já que você pode ter um leque de oportunidades, se souber aproveita-las.

Mas, se você realmente que ser um profissional de sucesso, existe um guia para isso! São as nossas 4 dicas que listamos para você! Se quer saber mais, confira as 4 características essenciais que você precisa obter!

  1. Seja a pessoa mais proativa

Pode até parecer meio óbvio ou você já está cansado de ouvir isso. Mas a proatividade é uma das características fundamentais para você ter o sucesso garantido! Um dos maiores erros dos profissionais é agir apenas de acordo com a necessidade do momento. Para ser mais específico, busca soluções apenas quando aparecem os erros e problemas.

Isso não só te afeta, mas também afeta o seu cliente. Inicialmente, pode ser que você tenha uma demanda menor. Mas, ao longo do tempo, tudo tende a piorar se você não souber controlar isso. Vão aparecer vários problemas, vários casos inesperados e você realmente irá surtar! Podendo prejudicar até mesmo a sua saúde!

O ideal é que você sempre tenha um pensamento crítico para prever os problemas o mais rápido possível e já estar preparado para o que vier. Caso contrário, no caso das demandas, você poderá não ter tempo suficiente para conseguir realizar todos os serviços, o que pode gera insatisfação e frustração.

Isso não quer dizer que nunca mais terá nenhum tipo de problema. Afinal, nunca podemos saber o dia de amanhã! Mas, com toda a cautela e preparação possível, a proatividade vai te livrar de muitas questões estressantes. Isso você pode ter certeza absoluta!

  • Atenção na prevenção

Um dos maiores erros do profissional do TI é apenas se preocupar com a estabilidade do serviço quando acontece algum tipo de erro ou problema. Geralmente, não só para tecnologia de informação, mas para qualquer trabalhador, não se espera que algo aconteça para realizar a manutenção ou realizar monitoramento.

É necessário que o profissional sempre esteja monitorando e acompanhando os processos de perto, para garantir a qualidade do seu serviço, ganhando admiração do cliente e autoridade no mercado. Sempre busque analisar quais são os riscos possíveis de acontecer e tente preveni-los. Isso também tem um pouco a ver com o fato de ser proativo. Afinal, você precisa ser um complexo de qualidades fundamentais para um TI.

O caminho do sucesso, nessa questão, é sempre obter um método de prevenção para cada tipo de serviço ou ativo. Dessa forma, você assegura a segurança de informação, uma das coisas que os clientes priorizam muito! E você sabe disso.

Geralmente, esse tipo de postura impacta mais os clientes do que o próprio profissional. Isso porque ele pode enfrentar constantes indisponibilidades, que apenas o seu serviço de manutenção e monitoramento fará a diferença, no qual você se destaca e se torna uma pessoa de sucesso!

  • Tenha um bom comportamento: seja educado!

Uma das coisas mais importantes é ter ética. Manter essa postura significa tratar os seus clientes da melhor maneira possível em suas atividades, para que eles sejam o seu melhor meio de comunicação para propagandas! De maneira simples, tente atende-los com mais calma e seja mais sorridente, simpático etc. Quem não gosta de ser bem tratado? Não é?

Leve em consideração, também, que nem sempre o cliente vai entender 100% do que você está falando ou fazendo em seus serviços. Essa consideração deve ser lembrada especialmente para os clientes mais velhos que não possuem muitas experiências ou contato com o mundo virtual e seus recursos, que tanto utilizamos hoje.

Se você for instalar Wi-fi na casa de uma senhora para que seus netinhos possam acessar a internet. Sim! De alguma forma, você precisará fazer ela entender o que está acontecendo. E se ela te ligar 100 vezes, responda as 100 vezes com calma e ética! É difícil, sabemos. Mas é necessário para que você seja um profissional de sucesso no TI!

E claro, nunca deixe de demonstrar a sua honestidade para os seus clientes. O cliente quando confia em você, sempre irá te procurar para qualquer outro tipo de serviço e te recomendar para as pessoas ao redor dela. Ou seja, você pode ganhar muito mais com isso! Faça o bem que o bem virá até você! Ok?

  • Tenha pensamento criativo

Ser criativo é a característica final para ser um profissional de TI sucedido! Não é suficiente sempre seguir o processo automático porque toda vida funcionou e vai continuar funcionado! Não, esse é um dos maiores equívocos que você pode cometer. O mercado do TI é concorrido e os seus concorrentes sempre estarão arrumando algum jeito de inovar. E você? Vai querer ficar para trás?

Sempre busque por novas implementações, novos sistemas para serem usados e principalmente novas infraestruturas para obter um grande diferencial em toda a sua vida! Se sua empresa cresce, claramente seus resultados e lucros também irão crescer, fazendo de você um novo profissional de sucesso na tecnologia de informação! A inovação sempre deve ser constante. Até porque não tem como trabalhar com algo moderno, sem ser pelo menos criativo!

Assim, pode ter certeza que sua demanda aumentará, já que os clientes sempre ficarão ansiosos pelas suas novidades!

Por fim, terminamos nossas 4 dicas de como ser um profissional de TI com muito sucesso na carreira! Tente sempre colocar esses conselhos como metas diárias, até que se torne um hábito. Você só precisa de tentar por 21 dias e o resto acontece automaticamente! Você perceberá como isso impacta na sua renda!

Porém, se você ainda quer capacitar-se mais na área da tecnologia da informação, não deixe de acessar o nosso blog e conferir nossos incríveis conteúdos destinados para aqueles que visam melhorar constantemente como profissional! Clique aqui e aprenda tudo sobre o mundo da TI!

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