You are currently viewing Como ser mais produtivo na TI?

Como ser mais produtivo na TI?

Com tantas surpresas nas nossas rotinas e ainda ter várias distrações ao nosso redor, fica difícil focar no trabalho, especialmente quando se trata do profissional do TI! Muitas coisas para fazer, diversos atendimentos para suportes e vários projetos imensos com uma dificuldade enorme, com certeza, tiram o seu foco e atrapalham seu desempenho!

Mas, e se nós contássemos para você que existem maneiras de aumentar a sua produtividade? Certamente, você sabe que há meios de consertar esse problema. Só precisa de um estímulo e um guia para isso! Sendo assim, preparamos um rápido artigo com algumas dicas de como arrasar no trabalho e deixar tudo em dia!

Pronto para começar? Veja!

  1. Organização em primeiro lugar

Aumentar o nível de produção significa ter uma organização impecável no seu dia a dia! Pode parecer lógico, porém, muitas pessoas se perdem em tantas tarefas para fazer durante o expediente. Com isso, gasta muito tempo e acaba deixando algumas coisas para trás, para amanhã, enfim.

Nesse contexto, uma estratégia que pode solucionar esse problema é priorizar quais as atividades devem ser feitas primeiro! Quais possuem os prazos mais curtos ou tem maior urgência. Assim, faça uma lista com todas as coisas que precise fazer e defina a ordem de cada uma posteriormente, considerando esses detalhes que acabamos de citar.

Com o estabelecimento de um controle, manter sua rotina organizada, fazer uma agenda ou checklist para criar metas diárias, a sua produtividade como profissional de TI pode melhorar rapidamente! É preciso que sempre tenha sua rotina planejada para que seja mais organizada e tenha bons resultados!

No caso do trabalho no TI, é preciso saber resolver problemas e situações inesperadas com alto nível de eficiência em serviço em um tempo relativamente curto. Afinal, imprevistos podem surgir a qualquer momento e você necessita estar preparado!

  • Planejamento Estratégico

Ter planejamento é saber o que você deve exatamente fazer durante o seu dia, sua semana e até seu ano! Tudo depende do que está sendo levado em consideração. Por exemplo, suponha que você tenha um novo projeto sobre ser franqueado e precisa de até 3 meses para se estabelecer no mercado com a marca que franqueou.

Você deve ter um planejamento por etapas, com prazos, para que conclua esse procedimento o mais rápido possível! Falando em franquias, se você quiser, nós damos a oportunidade de você ser o nosso franqueado! Basta acessar o link e conferir!

Voltando ao assunto, seu planejamento também deve ser montado sem algum tipo de exagerou ou excesso de metas que não vai conseguir cumprir. Tudo o que precisa fazer é ter em mente que você deve realizar tais tarefas, porém dentro do seu limite como ser humano imperfeito! Sim, você não precisa dar conta de tudo em único dia e isso é totalmente normal!

Procure elaborar intervalos para aliviar a tensão e o estresse com pausas que permitam você recuperar suas energias, beber uma água, fazer um lanche, comer uma fruta etc. Tudo isso conta para aumentar o seu rendimento!

  • Faça do tempo o seu aliado!

Não basta apenas ter uma ótima organização e fazer o melhor planejamento de todos os tempos, o horário e a duração dos seus serviços também precisam estar de acordo! É comum ter a sensação de que o tempo é curto e que você precisa ter pelo menos 36 horas em um único dia. Mas, isso pode ser menos impactante se ter uma bela administração do seu tempo!

O segredo é eliminar o máximo de distrações que conseguir para obter um melhor desempenho nos seus serviços de TI. Como o profissional de TI tem muito contato com internet e dispositivos móveis, evite estar logado ou com apps abertos que não fazem parte do seu trabalho. Você sabe do que estamos falando! Redes sociais, sites de informações e entretenimento, etc.

‘’Ah, mas preciso do WhatsApp para o meu trabalho”. Trate de fazer outro com a modalidade Business para não misturar as coisas! Hoje em dia, muitas plataformas possuem a modalidade de trabalho exatamente para evitar que distraia o seu foco e tenha ainda benefício como profissional.

Por isso, defina suas prioridades, procure elaborar um tempo gasto para cada tipo de atividade e estabeleça metas de horário. Por exemplo, você pode oferecer suporte das 14 horas até as 16 horas, fazer um lanche por meia hora e ainda lidar com projetos até às 18 horas! Tente agora mesmo!

  • Use ferramentas para gestão

Uma boa forma de controlar o seu tempo e ter um ótimo planejamento é a disponibilidade de inúmeras ferramentas para o dia a dia. De maneira simples, os apps e outros recursos para ajudar o usuário em gestão tratam de elaborar um cronograma a ser feito, baseado na importância e na necessidade de realização do serviço ou da tarefa.

Um profissional de TI certamente saberá que o acúmulo de tarefas pode surgir de uma hora para a outra. Mas, se você realmente quer se organizar e ser mais produtivo, porém não consegue fazer sozinho nenhuma das dicas acima, utilize essas ferramentas que elas com certeza resolverão o seu problema!

Geralmente, elas podem ser personalizadas de acordo com as prioridades do usuário e com as necessidades que ele possui. Mesmo que não seja uma ferramenta perfeita ou limitada para uso gratuito, vai ser melhor do que não ter nenhum tipo de planejamento. Certo? Se quer mesmo aumentar a produtividade, não deixe de olhar!

Para finalizar, ressaltamos que essas são apenas algumas de muitas dicas que podem funcionar para que o profissional de TI seja mais produtivo em seu trabalho. Sabemos como é difícil ser cobrado para variados tipos de serviço. Porém, também entendemos que com um pouco de controle de tempo, planejamento, organização e gestão, você conseguirá dar o seu melhor!

Se você quiser, poderá também conferir outros assuntos sobre como se capacitar constantemente para ser o melhor no TI! Para isso, basta acessar o site do nosso blog e conferir os outros artigos que já postamos anteriormente! Confira!

Você sabia?

A HelpDigital conta com um time de especialistas em TI em todo o Brasil. Atendemos empresas de todo e qualquer porte com soluções inovadoras de informática, redes, segurança digital, cloud computing e muito mais.

Nossas Franquias em TI fornecem serviços em TI profissionais para empresas. E contamos com as ferramentas para MSP’s (Manager Services Provider – provedores de serviços gerenciados) mais modernas do mundo.