You are currently viewing Entenda como o backup é importante para evitar a perda de dados

Entenda como o backup é importante para evitar a perda de dados

A segurança da informação assume um papel cada vez mais estratégico para as organizações públicas e privadas. Mas para isso realmente ser concretizado é essencial que haja uma política de backup, porque é uma medida necessária para minimizar o risco de perda de dados.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam realmente de uma postura estratégica para manter as informações mais seguras e disponíveis. Afinal, uma falha na proteção pode acarretar multas que chegam a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento bruto.

Neste artigo, vamos destacar vários fatores que devem ser levados em consideração para que o backup atinja os objetivos propostos. Confira!

Estabeleça uma política de segurança da informação

Não basta entender que as cópias de segurança fazem parte do dia a dia da rotina de uma equipe de TI, também é necessário que haja uma mentalidade que contribua para a adoção de boas práticas de backup.

Para isso ser concretizado, uma instituição tem o dever de estipular as regras que envolvem os mecanismos para proteger os dados com eficiência. Do contrário, não haverá um padrão nas medidas para combater as ameaças digitais, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de sofrer um ataque cibernético com graves consequências financeiras e de imagem.

Com uma política de segurança da informação devidamente criada e disseminada se torna bem mais simples estabelecer rotinas de backup e os recursos que serão adotados para executar as cópias das informações de acordo com as melhores práticas do mercado.

Visualize o que é imprescindível ser armazenado

Há muito tempo se comenta que os dados são “o novo petróleo”. Isso porque as organizações necessitam das informações para entender o comportamento do público-alvo e lançar produtos e serviços que realmente agreguem valor.

Em virtude disso e das regras estabelecidas pela LGPD, é relevante que haja um olhar atento sobre os dados que precisam de cópias de segurança. Em outras palavras, é preciso selecionar o que realmente não pode ser perdido para o bom funcionamento da organização.

Por isso, é crucial que haja um olhar estratégico sobre a gestão dos dados. Isso vai ajudar a equipe de TI a utilizar o backup de maneira inteligente, fazendo com que haja um trabalho direcionado para as informações que devem ser armazenadas com mais cuidado.

Avalie as modalidades de backup

 Há tipos de cópias de segurança que podem ser feitas de acordo com a necessidade institucional. Uma delas é o backup total em que todos os dados e diretórios disponíveis em um servidor são armazenados em duplicidade.

Também é possível optar pelo backup incremental, em que todos os arquivos são copiados sendo que nos backups seguintes são armazenadas somente as atualizações feitas nas informações contidas em um documento, imagem, vídeo etc.

Para manter os dados devidamente protegidos, vale uma análise criteriosa sobre a modalidade de backup que realmente se enquadra na realidade organizacional. Afinal, manter as informações protegidas é uma medida cada vez mais importante para construir um bom relacionamento com os stakeholders

Analise a parceria com um fornecedor especializado

Em momentos de instabilidade econômica, uma gestão estratégica dos recursos financeiros faz toda a diferença. Se pretende aumentar o nível de competitividade, uma alternativa interessante é optar pela terceirização dos serviços de TI.

Nesse caso, o parceiro será responsável por diversas atividades, como a realização de backups. Ao contar com um suporte diferenciado, menores são as chances de sofrer danos causados por um ataque virtual. Por isso, é válido contar com os trabalhos de outsourcing de Tecnologia da Informação da Help Digital.

Se está em busca de um rendimento cada vez mais expressivo, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para te mostrar como a TI é peça-chave para o sucesso!