Relatórios gerenciais de TI: papel primordial para manter os dados seguros

De que maneira a Tecnologia da Informação está contribuindo para uma organização atingir um rendimento expressivo e capaz de agregar valor aos stakeholders? Uma maneira de encontrar a resposta para esse questionamento abrange a análise dos relatórios gerenciais de TI.

Esses documentos são fundamentais para verificar, por exemplo, se as aplicações financeiras em infraestrutura tecnológica estão gerando o retorno esperado. Afinal, é preciso que os gastos em manter os dados mais protegidos proporcionem não apenas mais vendas pelos canais digitais, mas também uma geração de uma imagem mais positiva para o negócio.

Neste artigo, vamos abordar tipos de relatórios ligados ao segmento de Tecnologia da Informação. O objetivo é te ajudar a entender como as informações coletadas podem gerar insights para a sua empresa usar a TI de maneira cada vez mais estratégica. Confira!

Capacidade

Será que realmente o seu negócio está disponibilizando a infraestrutura tecnológica ideal para os colaboradores atuarem? Essa dúvida pode ser facilmente respondida por meio do relatório de capacidade.

Não adianta, por exemplo, contar com sistemas robustos para executar as atividades, caso os equipamentos não tenham condições ideais para os softwares funcionarem plenamente. Ao identificar se os ativos de TI estão de acordo com a demanda, fica muito mais fácil evitar problemas que afetem o andamento dos serviços.

Uma das principais vantagens dos relatórios gerenciais de TI é preparar a organização para momentos de grande demanda. No caso do e-commerce, essa medida contribui para evitar paralisações provocadas pelo aumento expressivo no número de acessos. É muito ruim para uma loja virtual não concretizar as vendas em virtude da falta de capacidade tecnológica para processar as transações.

Vale lembrar que uma infraestrutura de TI adequada é um requisito importante para evitar problemas relacionados com o DDoS (Ataque de Negação de Serviço), que se caracteriza por deixar um site totalmente inacessível.

Disponibilidade

Um dos fatores que mais irritam os funcionários é perceber que um sistema não está disponível no momento. Essa situação também é muito constrangedora em uma loja física. Por exemplo, um cliente está querendo comprar um tênis, mas não pode concretizar a compra por causa da indisponibilidade do software para finalizar a transação comercial.

Para minimizar esse problema, uma excelente alternativa consiste na avaliação dos aspectos que mais ameaçam a disponibilidade dos serviços e das ferramentas digitais. A partir de um relatório, uma companhia pode, por exemplo, adotar um novo comportamento relacionado com a manutenção preventiva dos equipamentos de TI.

Essa ação vai permitir que haja um melhor planejamento sobre as paralisações relacionadas com os serviços de Tecnologia da Informação, o que é muito importante para manter as atividades em pleno funcionamento e menos vulneráveis aos ataques cibernéticos.

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

Em virtude da relevância para o bom funcionamento de uma organização, é indispensável que o Acordo de Nível de Serviço com a equipe interna ou externa de TI seja muito claro com relação aos trabalhos a serem executados e ao tempo de finalização.

Por exemplo, a atualização de softwares precisa ser definida com bastante cuidado para minimizar a ocorrência de vulnerabilidades que possam ser aproveitadas pelos cibercriminosos. Outra ação crucial para manter os dados seguros envolve o backup que necessita de uma periodicidade para reduzir o risco de perdas de informações relevantes.

Com relatórios gerenciais de TI devidamente elaborados, torna-se mais simples identificar eventuais gargalos e estruturar os ativos de Tecnologia da Informação para atingir metas mais ousadas.

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