4 motivos para perder o medo da computação em nuvem

A tecnologia avança a cada dia e ao longo dos anos vem aperfeiçoando seus modelos de softwares e otimizando o mundo virtual. Não há dúvida de que o setor empresarial se beneficia muito com as melhorias da tecnologia. E o empresário que renova seu patrimônio digital de acordo com as novidades do setor está sempre um passo à frente, porque com a implantação de recursos digitais atualizados, a empresa gera lucros e aumenta a produtividade de todos os funcionários. Falando sobre novidades da tecnologia, não podemos deixar de citar a cloud computing, ou computação em nuvem.

Esse novo recurso de armazenamento vem se aprimorando e fazendo muitas empresas repensarem seus modelos de armazenamento de dados. Sendo um conceito relativamente novo, muitos empresários têm dúvidas ou até medo de migrarem do sistema de servidor físico da empresa para servidores terceirizados em nuvem. Saiba mais sobre essa tecnologia e mude de ideia para inovar seu sistema de armazenamento de dados.

Quais são as vantagens da computação em nuvem?

É segura

Esse é o maior medo dos empresários: a segurança do sistema em nuvem. Alguns pensam que entregar os dados da empresa para um servidor terceirizado é como entregar joias da família para o vizinho cuidar, mas esse raciocínio é irreal. As empresas de armazenamento em nuvem estão se aperfeiçoando rapidamente na questão da segurança, tornando o sistema muito confiável. 

Os custos são reduzidos

Manter um servidor físico na empresa gera muitos custos. Com uma empresa terceirizada cuidando do patrimônio virtual de seu negócio, você poderá reduzir o número de funcionários. Outro fator que aumenta os custos é o investimento em segurança virtual, que é bem alto e precisa ser de excelente qualidade. O gasto com a manutenção do sistema também tem feito muitos optarem pela computação em nuvem.

Melhor mobilidade

Um sistema de armazenamento físico é limitado quanto à mobilidade. Quando sua equipe pode acessar o banco de dados da empresa de qualquer lugar com dispositivos eletrônicos, agiliza-se o processo de captação de clientes ‒ essa flexibilidade é uma das facilidades da computação em nuvem ‒, e projetos não precisam ser interrompidos porque um funcionário viajou a negócios. Além disso, o dono da empresa pode tomar decisões importantes com os colaboradores a partir de sua casa.

Acesso à alta tecnologia

Nessa era de mudanças rápidas no mundo virtual softwares que hoje são considerados de ponta tornam-se obsoletos amanhã. A empresa tem de acompanhar essas atualizações de perto, pois corre o risco de ter queda na sua produtividade e perder clientes para a concorrência que atualizou o sistema. Com a computação em nuvem, essa preocupação deixa de existir, pois as atualizações ficam por conta do servidor contratado. Você terá um sistema atualizado e eficiente.

Como acessar a nuvem sem internet?

Como fazer se a internet ficar indisponível na empresa? Essa é uma preocupação relevante, e de fato os serviços da computação em nuvem exigem uma boa conexão com a internet. Algumas empresas aproveitam a redução de custos que obtiveram com a migração para o serviço em nuvem para investir em uma ou mais conexões confiáveis de internet.

Como implantar o sistema em nuvem na minha empresa?

Alguns empresários ficam perdidos a respeito de como implantar um sistema de nuvem eficiente e não sabem como conseguir um bom suporte de tecnologia da informação para orientá-los nos melhores caminhos virtuais. Isso acontece porque muitas vezes a equipe de TI da empresa não se importa tanto com a evolução do patrimônio virtual. Nesse caso, você precisa de uma empresa de TI que assuma as rédeas e dê a você o suporte que precisa. Terceirizar o setor de TI é uma ótima opção, que reduz a improdutividade, aumenta os lucros e garante que os serviços serão eficientes.

Agora que você percebeu que não há motivos para temer essa tecnologia, por que não considera a possibilidade de migrar sua empresa para a computação em nuvem? Assine nossa newsletter e receba mais informações importantes para o seu negócio.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »